terça-feira, 22 de maio de 2007

gravação de baixo e gaita para o cd


imagens e edição: daniel chaves de carvalho

Hoje, o dia foi todo nas Nuvens, desde o seu nascer até o seu fenecer. Pela manhã, no estúdio, Bruno K se divertiu ao gravar alguns baixos e gaita de boca em uma música. Sobrou tempo até para eu dar uma brincada e gravar o 5° baixo do dia.
Maravilha!

Enquanto isso, Daniel andava pelos cantos do estúdio captando as sensações do ambiente, já pensando nesse novo vídeo pra vocês.

Horas depois, já sem luz natural, fomos ensaiar com toda a banda, que agora recebe mais dois integrantes, de forma oficial: Amandio Galvão (guitarrista) e Leandro (percussionista). Duas figuras marcantes. Um é carioca e o outro gaúcho, respectivamente. O papo rola solto.

Depois de muitos arranjos e jams, a luz artificial também se apaga; hora de dormir.

Obrigado pela "presença" de vocês aqui no blog! Mais notícias nos próximos dias. Grande abraço e boas energias para todos!

Raphael

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Post Comemorativo

Esse post é para comemorar os aniversários do Luiz e do Bruno, hoje e amanhã, respectivamente.
Parabéns moçada!!!

Luiz Carlos em um ensaio na chácara, durante uma tarde ensolarada.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

contemporaneidade + ancestralidade

amigo(a)s,

escrevo para esclarecer um pouco sobre o conceito da logomarca, inaugurando as bases visuais do coletivo nuvens. para este fim, decomporei a marca em suas três principais etapas de criação:

a minha primeira impressão sobre o desenho da nuvem, apesar de criado espontaneamente e desenhado a mão livre, foi que remetesse aos modelos iconográficos da grécia antiga. entretanto, após uma breve pesquisa, percebi também algumas referências ao grafismo pré-colombiano. por sinal, estudiosos também notaram uma certa ligação entre o 'design' helênico e o mezoamericano.

quanto à paleta de cores, raphael observou que é transportado para um ambiente de floresta cerrada, ao escutar o som deste acorde colorido.

finalmente, a composição dos elementos circulares indica nítidas influências da pop-art norte-americana, através dos famosos alvos de jasper johns. por outro lado, a diagramação da fonte, não menos do que pitoresca, acabou conferindo uma pitada da estética inca ao conjunto, realçando assim as influências observadas no desenho.

em não se tratando de cópias e nem de influências oriundas de uma pesquisa mais acurada, mas sendo fruto de um repertório visual coletivo e muitas das vezes inconscientes, a logomarca me sugere uma espécie de medalhão, daqueles gravados em pedra ou talhados em ouro, sensação que as cores 'amazônicas' reforçam muito bem.

por enquanto é isto! espero que tenham gostado das referências e que apreciem nossos primeiros passos, pois eis a sustentação para as próximas etapas que estão por vir.

despeço-me, remetendo boas vibrações através da arte...

daniel

4 de maio de 2007


imagens e edição: daniel chaves de carvalho


Esse primeiro material de amostra do estúdio é um vídeo feito por Daniel Chaves, um dos membros do "Coletivo Nuvens", como assim chamamos. Ele revela um dos dias de gravação de guitarras, quando estourei uma corda e só então entendi o motivo do instrumento não afinar. Esse é o lado dificultoso do estúdio, que mostra que muito se faz até chegar ao resultado final.

A música que estava sendo gravada era "Cândido", uma composição que surgiu de uma parceria minha com um velho amigo, Eduardo Cirino (Poléxia).


Grande abraço a todos!
Raphael