quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Inexplicável


Depois de meses de trabalho árduo, nada melhor do que receber uma recompensa gratificante. Um grupo, que trabalha junto, cresce e aprende junto. Se esforça para alcançar um objetivo, e para chegar até ele, a cooperação e a sinergia das pessoas é essencial. E quanto maior ela é, mais gratificante é a recompensa que coroa o trabalho. No nosso caso, a coroação do trabalho dos últimos meses foi subir no palco do Era só, na noite da última segunda-feira, 12/11.
Tanto esforço feito em conjunto nos fez aprender, uns com os outros. Assim crescemos juntos, e conforme o tempo foi passando a sinergia, e porque não, a energia do grupo foi ficando cada vez maior. Ao entrarmos no palco, uma pontinha de nervosismo ainda era presente, afinal aquele era o show de estréia. Mas depois que começamos, a energia em cima do palco só cresceu.
Confesso que o que eu senti lá em cima foi algo nunca visto antes. Pelo menos para mim. A alegria e a felicidade de estar lá eram completamente inexplicáveis. Sabe quando não há palavras para descrever, e você fica meio sem fôlego? Para mim, só uma frase pode descrever a noite de ontem: “Inexplicavelmente inexplicável!”.

Por Marcus Pereira

Confiram algumas fotos do show, e aproveitem pra conhecer o trabalho do fotógrafo Elisandro Dalcin
http://www.sendpix.com/albums/07111305/9cpq2rzb1e/?p=1

sábado, 13 de outubro de 2007

Gravação de violino


imagens: luiz carlos geremias e raphael moraes edição: raphael moraes

Mesmo causando contraste com o vídeo anterior, nós músicos, resolvemos fazer mais uma produção tabajara e mostrar um pouco do que foi a gravação de violino nas músicas “Jovens tragédias” e “Mudança na estação”. Contando com o talento de Íris Knopfholz e o seu instrumento, que possui mais de um século de existência, pudemos embelezar e intensificar ainda mais o sentimento dessas canções.

As gravações estão chegando ao fim e prometemos para o começo do mês de novembro o lançamento de um single virtual, contendo duas músicas que fazem parte do repertório do disco que chegará às lojas em dezembro.

Para comemorar esse lançamento, dia 12 de novembro – segunda-feira – a Nuvens subirá ao palco do bar Era só o que faltava juntamente com os amigos do Charme Chulo.

Contamos com vocês!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

15 de agosto de 2007


imagens e edição: daniel chaves de carvalho

Na tarde de 15 de agosto, parte da banda invadiu o estúdio para acompanhar o primeiro dia de gravação da percussão. Nele, Marcus explorou o som da madeira de seu negro "CAJON" - ou "CARRON" -, instrumento percussivo de origem espanhola, em uma música que varia climas e intenções.

Já se pode perceber, também, lapsos da canção, através da voz de Raphael, que canta um pouco da angústia do cenário urbano que nos cerca, em versos como:

"Vejo quase nada, a cidade nos cegou / Já não enxergamos mais além do que os olhos da pele podem ver"

Além de relatar, como em uma auto-exposição, características de uma geração:

"A jovem guarda envelhece dançando um rock tipo inglês / E os jovens vestem o velho na lua que convém"

Passeando por riffes roqueiros de guitarra, temas de piano e detalhes de violão de 12 cordas, o vídeo nos leva à uma nova viagem, através de sensações únicas. Algo que só pôde chegar a todos nós através do olhar sensitivo de Daniel, nosso artista visual.

Boa curtição e muita paz para todos!

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Gravação teclado 17/08/2007


imagens: raphael moraes / edição: césar nova


Bom, eu, o ser misterioso chamado César Nova, que nunca aparece, finalmente dou as caras para mostrar a gravação de um solo na música "Palmas pro pecado, realizado na deliciosa bagunça do meu home-estudio. Os passarinhos até estavam cantando (preste atenção no áudio) e o Raphael mais uma vez demonstrou virtuosismo ao operar habilmente a câmera (hahaha). Não se assustem com a qualidade do vídeo, pois tudo foi feito pelos músicos, ou seja... Bom veja...


sexta-feira, 13 de julho de 2007

Expedição ao fundo do Homem Oco
















Em busca de inspiração, fonte de trabalho e boas energias, parte do Coletivo Nuvens fez uma pausa nas gravações e partiu em uma expedição relâmpago. Lá, em um dos poucos locais onde o externo é o extremo da beleza, que é passível de interiorização, e a terra e o céu se confundem por instantes, conceitos e detalhes foram melhor delineados para a formação e construção do disco que está por vir.

Adentre um pouco mais no clima da Nuvens, através da poesia nas imagens de Daniel Chaves, acessando o link DESARMADO.

Grande abraço e, mais do que nunca, boas energias para todos!

terça-feira, 26 de junho de 2007

21 de junho de 2007


imagens e edição: daniel chaves de carvalho

"O Chanceler da Solidão"

É o título da música em que Daniel Chaves se inspira para a gravação desse novo vídeo.
Em uma canção que fala sobre um tema aparentemente triste ou melancólico – a solidão –, a letra e o instrumental a conduzem para um universo completamente diferente.
O clima de diversão do vídeo deve-se muito ao guitarrista Amandio Galvão, que se deixou contagiar pela alegria da música, "passeando" entre bases e slides, por cima de uma levada dançante conduzida pelo baixo e pela bateria.

No final, uma amostra dos primeiros adesivos da banda!! Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo e-mail contato.nuvens@gmail.com

Muita alegria pra vocês também!
  • agradecemos as lojas Drum Shop e Station Music que nos apoiam emprestando instrumentos para a gravação do disco!!! Atitude ímpar no mercado!!
  • acessem os sites www.stationmusic.com.br (3019-3000) e www.drumshop.com.br (3324-8000), vale a pena!
Grande abraço e ótimas energias para todos nós!!

quinta-feira, 14 de junho de 2007

o guardião das nuvens

o melhor prefeito do sul do país presenteou a cidade com mais uma magnífica obra de arte do consagrado escultor Andrei Photochovsky CB II. na cerimônia de inauguração, o artista abrilhantou a festa com sua graça e aproveitou a presença da nossa equipe de reportagem para ressaltar a importância de se ter uma câmera fotográfica em momentos oportunos. muito emocionado, lembrou ainda a grande contribuição do seu pai, Kamarada Photochovsky Sangue Bom, para a arte pós-contemporânea. enquanto isso, deveras alhures, o quarteto de guardas municipais, [ir]responsaveis pelo sítio, discutia novas estratégias para coibir possíveis incursões de vândalos, que ocasionamente assolam os monumentos públicos dos parques da cidade. direto da surcusal bigorrilho.

terça-feira, 22 de maio de 2007

gravação de baixo e gaita para o cd


imagens e edição: daniel chaves de carvalho

Hoje, o dia foi todo nas Nuvens, desde o seu nascer até o seu fenecer. Pela manhã, no estúdio, Bruno K se divertiu ao gravar alguns baixos e gaita de boca em uma música. Sobrou tempo até para eu dar uma brincada e gravar o 5° baixo do dia.
Maravilha!

Enquanto isso, Daniel andava pelos cantos do estúdio captando as sensações do ambiente, já pensando nesse novo vídeo pra vocês.

Horas depois, já sem luz natural, fomos ensaiar com toda a banda, que agora recebe mais dois integrantes, de forma oficial: Amandio Galvão (guitarrista) e Leandro (percussionista). Duas figuras marcantes. Um é carioca e o outro gaúcho, respectivamente. O papo rola solto.

Depois de muitos arranjos e jams, a luz artificial também se apaga; hora de dormir.

Obrigado pela "presença" de vocês aqui no blog! Mais notícias nos próximos dias. Grande abraço e boas energias para todos!

Raphael

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Post Comemorativo

Esse post é para comemorar os aniversários do Luiz e do Bruno, hoje e amanhã, respectivamente.
Parabéns moçada!!!

Luiz Carlos em um ensaio na chácara, durante uma tarde ensolarada.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

contemporaneidade + ancestralidade

amigo(a)s,

escrevo para esclarecer um pouco sobre o conceito da logomarca, inaugurando as bases visuais do coletivo nuvens. para este fim, decomporei a marca em suas três principais etapas de criação:

a minha primeira impressão sobre o desenho da nuvem, apesar de criado espontaneamente e desenhado a mão livre, foi que remetesse aos modelos iconográficos da grécia antiga. entretanto, após uma breve pesquisa, percebi também algumas referências ao grafismo pré-colombiano. por sinal, estudiosos também notaram uma certa ligação entre o 'design' helênico e o mezoamericano.

quanto à paleta de cores, raphael observou que é transportado para um ambiente de floresta cerrada, ao escutar o som deste acorde colorido.

finalmente, a composição dos elementos circulares indica nítidas influências da pop-art norte-americana, através dos famosos alvos de jasper johns. por outro lado, a diagramação da fonte, não menos do que pitoresca, acabou conferindo uma pitada da estética inca ao conjunto, realçando assim as influências observadas no desenho.

em não se tratando de cópias e nem de influências oriundas de uma pesquisa mais acurada, mas sendo fruto de um repertório visual coletivo e muitas das vezes inconscientes, a logomarca me sugere uma espécie de medalhão, daqueles gravados em pedra ou talhados em ouro, sensação que as cores 'amazônicas' reforçam muito bem.

por enquanto é isto! espero que tenham gostado das referências e que apreciem nossos primeiros passos, pois eis a sustentação para as próximas etapas que estão por vir.

despeço-me, remetendo boas vibrações através da arte...

daniel

4 de maio de 2007


imagens e edição: daniel chaves de carvalho


Esse primeiro material de amostra do estúdio é um vídeo feito por Daniel Chaves, um dos membros do "Coletivo Nuvens", como assim chamamos. Ele revela um dos dias de gravação de guitarras, quando estourei uma corda e só então entendi o motivo do instrumento não afinar. Esse é o lado dificultoso do estúdio, que mostra que muito se faz até chegar ao resultado final.

A música que estava sendo gravada era "Cândido", uma composição que surgiu de uma parceria minha com um velho amigo, Eduardo Cirino (Poléxia).


Grande abraço a todos!
Raphael